terça-feira, 29 de julho de 2008

Spielberg em Bollywood??

A indústria cinematográfica de Hollywood pode perder um de seus mais aclamados nomes. O diretor Steven Spielberg estaria próximo de fechar um acordo com o Reliance Ada Group, um conglomerado cinematográfico indiano, com o qual formaria uma nova empresa para a produção de seus longas-metragens. A informação foi publicada pelo jornal The New York Times e reproduzida na edição desta segunda-feira, 28, da Folha de S.Paulo.

O acordo entre o diretor e grupo de produções audiovisuais, sediado na cidade de Mombai, movimentaria cifras em torno de US$ 550 milhões, valor que seria utilizado por Spielberg e seus sócios na estruturação de uma nova empresa cinematográfica. Ainda de acordo com as informações do jornal, no último mês de junho, a DreamWorks - o estúdio que o diretor fundou em 1994 - já havia dado sinais do interesse na negociação com o grupo da Índia. O principal motivo seria o desejo de encerrar a parceria com a Paramount Pictures, já que existe uma tensão entre as diretorias de ambas as empresas há algum tempo, que ainda não pôde ser resolvida devido ao respeito ao prazo do contrato que as une.

A matéria do jornal norte-americano também ressalta que, apesar do acordo parecer ganhar contornos cada vez mais sólidos, é praticamente impossível que a indústria hollywoodiana não se mobilize para tentar segurar um nome do calibre de Spielberg. Apesar desse potencial astronômico, o diretor de sucessos como Tubarão, Indiana Jones e Jurassic Park também é apontado como um nome 'arriscado' dentro do atual cenário da indústria cinematográfica norte-americana.

O primeiro motivo para essa consideração está no fato de Spielberg ter se tornado 'caro' demais para os patamares do cinema dos Estados Unidos. A segunda razão apontada na matéria como um risco para os altos investimentos no diretor é a dúvida em relação ao futuro da criatividade de Spielberg e de quanto tempo ele ainda dedicará para a produção de grandes sucessos de bilheteria.

Apesar das especulações, o acordo com a Reliance ainda não está fechado e, segundo informações do jornal, a definição não deve sair pelos próximos dias. Portando, ainda há prazo para a alteração dos valores e para a possível entrada de empresas de Hollywood na disputa pelo diretor.

Fonte: Meio e Mensagem

Nenhum comentário: