quarta-feira, 30 de julho de 2008

Machado de Assis em quadrinhos!

Mais uma dica do Jovem Nerd, o site mais MEGA-BOGA do Brasil (eu devia ganhar por este jabá...hehehe)





A Jorge Zahar Editora acabou de estrear sua produção de quadrinhos nacionais. Chega às livrarias A cartomante, uma adaptação de Flavio Pessoa e Mauricio O. Dias sobre o famoso conto de Machado de Assis.

Não é a primeira adaptação nem de Machado de Assis nem de a Cartomante para os quadrinhos. A editora Escala já havia lançado quatro obras do autor na coleção Literatura em quadrinhos: O enfermeiro; O alienista; A causa secreta; e a própria A cartomante.

O alienista recebeu ainda mais duas adaptações no ano passado. Uma foi produzida pelo Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas. A outra foi feita pelos irmãos Gabriel Bá e Fabio Moon e lançada pela editora Agir. Essa edição foi indicada em duas categorias do troféu HQ Mix deste ano: Desenhista Nacional e Edição Especial Nacional.

Já o interessante do novo trabalho lançado pela Zahar é a mistura entre fotos de época e o desenho em aquarela de Flavio Pessoa. A obra mostra uma excelente pesquisa no farto material iconográfico do Rio de Janeiro produzido durante o segundo império (época em que se passa o conto e do próprio Machado de Assis). Os fotógrafos Augusto Malta, Marc Ferrez, Juan Gutierrez e Rodrigues & Co, são praticamente co-autores da obra. Tanto que o editor está distribuindo postais para divulgá-la. A idéia é simples e ao mesmo tempo genial. Parece estranho que ninguém o tivesse feito até agora.

Os autores tiveram o cuidado de pesquisar também os endereços usados por Machado e os atualizaram para os dias de hoje. Confesso que até agora eu não sabia que a famosa rua da Guarda Velha era, na verdade, a 13 de maio. Nem tampouco que a rua dos Barbonos (ponto de encontro entre Camilo e Rita) era na verdade a Evaristo da Veiga. Para os cariocas, o conto vai ter outro gostinho, bem mais próximo do que Machado de Assis pretendia ao publicá-lo.

O livro está sendo vendido por R$39,00 no formato 16×23 e possui 32 páginas.

Por Gabriel Cruz

Nenhum comentário: