quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Os Criativos - ou melhor, Os Aproveitadores
A agência de publicidade Olho Gráfico, de São Paulo, lançou o programa Os Criativos. Nesta iniciativa, qualquer pessoa pode se cadastrar para entrar em concorrência para a produção de projetos gráficos que são apresentados pela agência aos seus clientes. O projeto escolhido é premiado com um sistema de pontos desenvolvido pela própria agência, o que concede ao autor do projeto um lugar de destaque no site da agência.
Vamos ao papo sério agora.
Falando por mim.
Eu sou um profissional graduado em Design Gráfico pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Investi quatro anos da minha vida em uma faculdade que me preparasse para o mercado de trabalho. Paguei mensalidades, transporte público, materiais e equipamentos necessários ao desempenho de minha profissão, estudei feito um louco, passei por 3 estágios...tudo com o objetivo de me apresentar ao mercado como um profissional capacitado. Um profissional plenamente apto a desenpenhar uma série de funções que vão do desenvolvimento de projetos gráficos à supervisão de setores de produção, passando pela gestão de projetos e o planejamento estratégico de Design.
Que benefício tenho eu em desempenhar meu trabalho de forma gratuita?
É realmente válido que eu perca tempo e dinheiro desenvolvendo um projeto sobre o qual eu não tenho o menor controle?
Um projeto em que a minha opinião e a minha linha de raciocínio não serão levados em consideração, visto que eu não terei nenhum contato com o cliente?
Pior! Um projeto que estará concorrendo com qualquer um? Pois, visto que a empresa não faz distinção entre um profissional e qualquer outra pessoa, buscando apenas os "criativos", eu corro o sério risco de ter meu trabalho sendo apresentado ao lado, por exemplo, de uma pessoa que não é capacitada para o exercício de minha profissão. E de graça??
Com todo o respeito, no meu modo de ver as coisas, esta é uma prática imoral e desleal. Esse tipo de atitude desvaloriza o profissional, e não deveria ser incentivado por empresa nenhuma. Isto sem falar na desonestidade com o cliente, uma vez que ele estará contratando e pagando um serviço supostamente profissional, quando na verdade ele está pagando por um serviço que nem mesmo foi desenvolvido pela agência que ele contratou.
Fica aqui o meu apelo para que as pessoas não participem desta iniciativa.
Se você não dá valor ao seu trabalho, ninguém dará. Nós somos sérios no momento em que vemos a nós mesmos com seriedade.
Aguardo sua opinião nos comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Ética ou falta dela.....
é só o que tenho a falar.
como publicitária acho uma merda esse projeto, uma enganação com o cliente e principalmente, uma total falta de ética por árte de que incentiva, financia e acredita num programa desses.
enfim....acho que o fato de ser irmã do cabelo, nós partilhamos das mesmas opinioões....
é isso!
Postar um comentário