Está para ser inaugurado o LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hadrons). Pra quem ainda não sabe o que é o LHC (em que mundo você vive??), é um equipamento colossal instalado em um túnel de 27mk de circunferência a 100 metros abaixo da superfície, na fronteira entre França e Suiça.
Com o objetivo de estudar as prpriedades físicas fundamentais do universo, que até hoje são baseadas em suposições teóricas, o LHC é um sistema que acelera partículas (feixes de prótons)através da ação de imãs. Essas partículas são então "jogadas" umas contra as outras. Esse processo aniquila as partículas e resulta em energia ou, como os cientistas esperam, na geração de partículas instáveis presentes na maioria das reações cósmicas. Em caso de sucesso, o LHC fornecerá informações precisas sobre a formação do universo e seu comportamento, possibilitando um melhor entendimento sobre de onde viemos e para onde vamos.
O mundo, entretanto, não é um mar de rosas. Há quem acredite, como é o caso dos cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho (americanos que estão com uma ação judicial para impedir o funcionamento do LHC), que o LHC pode ser o responsável por um holocausto cósmico. Eles defendem a teoria de que a colisão de partículas, com o nível de intensidade energética que o LHC promete atingir, pode gerar pequenos buracos negros. Estes, inicialmente, seriam de proporções nucleares, ou seja, extremamente pequenos e, em tese, inofensivos. O problema de buracos negros, entretanto, é que eles possuem um campo gravitacional extremamente forte e a tendência de se fundirem em caso de proximidade. Com efeito, Wagner e Sancho defendem que o LHC criaris inúmeros mini-buracos negros, que se fundiriam em um aumento crescente, formando um único buraco negro que terminaria por destruir a Terra e, possivelmente a Galáxia.
Além de Wagner e Sancho, outros núcleos da comunidade científica alegam que o CERN (órgão de estudos nucleares europeu responsável pelo LHC) não realizou pesquisas suficientes que atestem a segurança do equipamento. Existem até aqueles que alegam que nem um estudo de impacto ambiental satisfatório foi realizado, e que, por isso, o LHC não deveria ser colocado em atividade.
Particularmente, eu acredito que isso tudo é fruto de uma histeria coletiva característica dos americanos, uma vez que, já que não foram eles que desenvolveram o equipamento, então deve ser uma máquina maldita cujo único objetivo é destruir o mundo (ou os EUA como eles preferem). Na minha humilde opinião, o LHC simplesmente vai nos mostrar aquilo que Douglas Adams já havia profetizado...a resposta é 42!!
E você? Acredita que o LHC vai destruir o mundo??
responda nos coments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário