Nas últimas semanas, um dos destaques da imprensa esportiva mundial foi a proposta de boicote aos jogos olímpicos feita por um parlamentar alemão. O Comitê Olímpico Brasileiro já descartou qualquer possibilidade de participação no boicote, mas fica a pergunta:
É certo que se faça um boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim (ou Beijing)?
Na minha opinião, utilizar um evento como os Jogos Olímpicos para trampolim político de qualquer natureza é um crime. E é exatamente isto que os ativistas pró-Tibete (em português tem o "e" no final sim), aquela ridícula organização francesa pela liberdade de imprensa, e o excelentíssimo parlamentar alemão estão fazendo.
Até seis meses atrás ninguém lembrava da condição política do Tibete. Pergunte-se e pergunte às pessoas à sua volta: Desde quando você tem consciência de que o Tibete está em posseção da China desde a Segunda Guerra Mundial?
Ao contrário do que possa parecer, isto não é um texto em defesa da China. Eu considero igualmente errada a forma como aconteceu a ocupação do Tibete há 50 anos. Mas ameaçar a integridade do maior evento esportivo do mundo por intenções claramente políticas é algo que não pode ser justificado.
E quão estranho é o fato de que os tibetanos refugiados na Índia, que sempre pregaram a paz e seguiram seu líder, o Dalai Lama, nesse discurso, subitamente resolvam pegar em armas e protagonizar atos de puro vandalismo?
O que dizer então do milagroso interesse internacional no assunto? Estaria aquele parlamentar alemão tão compadecido assim da situação do povo tibetano? Em que ano ocorrem as eleições na Alemanha mesmo?
E os jornalistas, liderados pela organização francesa? Desde quando eles estão tentando conseguir uma cobertura mundial sobre as condições dos tibetanos, tanto os refugiados na Índia (um país que não tem restrições aos jornalistas) quanto os que ainda residem no Tibete?
Muito se fala em ajuda humanitária, pessoas fazem manifestações em cerimônias, tentam apagar a chama olímpica....mas por que justamente este ano?
Aguardo vocês nos comentários
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
é vini,
com certeza todas a questões que vc levantou são válidas. as respostas a elas é que serão difíceis de conseguir.
nõa precisamos ir muito longe para encontra o mesmo cenário. hoje no brasil o assunto em voga é o caso isabela (não discuto aqui a importância e crueldade do mesmo. entretanto quantos casos piores não acontecem diariamente no país??)
temos que lembrar que este ano é um ano de eleições e que todas as atenções estão sendo desviadas para o caso isabela!! alguém sdabe como ficou o caso do uso dos cartões de crédito coorporativos?? alguém sabe quais as coligações estão sendo criadas???
NÃO!!!!! NINGUÉM SABE. EU NÃO SEI.
não sei pq não meinteresso em saber, mas se for procurar não vou encontrar nada.
simplesmente pq nada está sendo falado!!!!!
mas vamos acompanhar mnuto a minuto o julgamento do pai da isabela (aliás q pai hien???)
(desculpa por me estender tanto)
beijooooo
Postar um comentário