A escrita é a capacidade do ser humano em criar sinais gráficos abstratos com o objetivo de transmitir uma informação ou uma idéia. Desde o seu advento, por volta de dez mil anos atrás, nós fomos capazes de preservar o conhecimento, e o mais importante, difundi-lo.
Das primeiras tentativas de se criar um código de linguagem até as inúmeras ferramentas de comunicação que temos hoje, a escrita sempre exerceu um papel fundamental, ela é a palavra integral, ou seja, ela é que está escrito. Ao contrário das imagens que convidam o observador a uma interpretação pessoal, a palavra escrita diz ao observador o que deve ser interpretado.
Mas a escrita também é uma forma de expressão, e a ciência que estuda essa forma de expressão, para quem não sabe, é a Tipografia. Assim como as artes plásticas e a arquitetura, a forma como escrevemos também muda no decorrer do tempo. E essa mudança não é apenas gramatical, as formas ou o desenho das letras também se alteram.
O vídeo abaixo traz um panorama geral de como foi uma das oficinas ministradas na Bienal de Tipos Latinos 2008, um prato cheio pra que gosta ou se interessa pelo assunto.
Fonte: Faz Caber
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
realmente bem foda a oficina!
Postar um comentário